domingo, 17 de junho de 2012



 




O  H A N D E B O L



 



História do Handebol


O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
      Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.


Fundamentos do Handebol

Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.

Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.

Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.

Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.

Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.

Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.

Algumas Regras básicas do jogo:


Regra 1 – A QUADRA DE JOGO
1:1 A quadra de jogo , é um retângulo com de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura
1:5 A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distancia da linha da área de gol.

Regra 2 – A DURAÇÃO DA PARTIDA
2:1 A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.

Regra 4 – A EQUIPE
4:1 Uma equipe consiste em até 16 jogadores.
Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são suplentes
Substituições de jogadores

4:4 Os jogadores suplentes podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o secretário/cronometrista (ver, contudo, Regra 2:5), desde que os jogadores que eles vão substituir já tenham saído da quadra

Regra 6 – A ÁREA DE GOL
6:1 Somente o goleiro tem permissão de entrar na área de gol (ver, contudo, 6:3). A área de gol, que inclui a linha da área de gol, é considerada invadida quando um jogador de quadra a toca com qualquer parte de seu corpo.

Regra 14 – O TIRO DE 7 METROS
14:1 Um tiro de 7 metros é assinalado quando:
a) uma clara ocasião de marcar um gol for impedida de forma anti-regulamentar, em qualquer lugar da quadra, por um jogador ou oficial da equipe adversária











10 comentários:

3002 disse...

Pelo texto de apoio,concluímos que o handebol é um esporte que foi criado no século passado e está presente até os dias de hoje. E apesar de não ser um esporte muito praticado, é de extrema importância física.
Turma: 3002
Alunas: Larissa Chaves nº20, Pâmela Rosenburg nº31 e Vanessa Costa nº38.

Renata disse...

Com o texto podemos concluir que o handebol é um esporte muito praticado hoje, e com seus fundamentos exige muito esforço e disciplina. É um esporte já antigo que está se já se popularizou no Brasil e em muitos outros países.
Alunos: Lucas Pereira, Mayara Emília e Renata Dias. Nº 26, 30 e 34. Turma: 3002.

Thiago disse...

Pelo conteúdo do texto, posso concluir que o Handebol é um esporte que foi cria do a muito tempo e ainda hoje é muito praticado.E percebi que também tem suas regras alteradas a cada olimpíada por um congresso

aluno:Thiago Baptista Nº:36 Turma:3002

Thiago disse...

Pelo conteúdo do texto, posso concluir que o Handebol é um esporte que foi cria do a muito tempo e ainda hoje é muito praticado.E percebi que também tem suas regras alteradas a cada olimpíada por um congresso

aluno:Thiago Baptista Nº:36 Turma:3002

Leonardo, Dionathan e Laurian disse...

O Handebol é um esporte criado na Alemanha em 1919, No inicio ele era jogado em um campo semelhante ao de futebol, e como no futebol era composto por 11 jogadores por equipe.
Hoje é um esporte olímpico, hoje as equipes podem ter até 16 jogadores, mais na quadra o maximo de 7.
Alunos: Dionathan, Laurian e Leonardo. Nº: 08, 21 e 25. Turma: 3002

Anônimo disse...

Dayane diz...
Pelo texto pude concluir que o handbol já é bem antigo e inventado á muito tempo, que se é praticado até hoje e é um jogo muito importante nas competições olímpicas que exige muito esforço físico.
Aluna:Dayane Diniz de Carvalho n°07

Bárbara Cardoso. Número:02 . Turma:3003 disse...

Eu gostei muito do texto sobre handebol, pois nos ensina com detalhes todos os fundamentos do esporte e isso é muito importante pra quem gosta ou não do esporte, pois mesmo quem não gosto pode acabar se interessando e mudando de idéia em relação ao handebol. Não deixa de ser uma forma de incentivar o esporte praticado em tantos países e isso é muito bom para que a vida não se torne tão sedentária. Apesar de não gostar do esporte, achei bem interessante.

Rafaela disse...

Pelo texto de apoio,concluímos que o handebol é um esporte coletivo que foi criado por um professor Alemão, e passou a ser praticado de forma competitiva em certos países, Na sua forma inicial as partidas de handebol
eram realizadas em campos de futebol.
Numa equipe podem ter no máximo 7 jogadores em jogo e ao todo 16.
Aluna: Rafaela Pimentel
N°:26
Turma:3003

Daniel - Thamiris - Vanessa disse...

A história do handbol e bem interessante... Percebemos que o esporte que foi criado na Alemanha, agora tambem e praticado no Brasil e com as modificações que surgiram... E agora tambem e um jogo olímpico. O handbol esta se tornando popular e mais praticado no decorrer do tempo. O handbol exige bastante habilidade com as mãos e agilidade.
Turma 3003 numeros: 08 - 37 - 38

C@urosa disse...

Caros alunos do PBN

Os comentários para o segundo bimestre estão encerrados nesta datas

forte abraço

c@urosa