domingo, 14 de dezembro de 2008

Arremesso de Peso


Arremesso de peso

O arremesso de peso é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola o mais longe possível. As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração. A origem da modalidade encontra-se nos Highland Games, um evento desportivo praticado durante séculos nas terras altas da Escócia, onde se jogava um arremesso de pedra. O peso destes jogos era, em geral, um cubo arredondado de pedra ou de metal e de peso considerável. O lançamento de peso foi integrado no programa dos Jogos Olímpicos da era moderna desde a sua primeira edição em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett dos Estados Unidos. O primeiro evento olímpico de senhoras ocorreu nos Jogos de 1948 e foi vencido pela francesa Micheline Ostermeyer

.Regras - A bola oficial masculina pesa 7,260kg e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo. Possui cerca de 12cm de diâmetro. Já a da categoria feminina pesa 4kg exatos sendo esta um pouco menor. O arremessador tem uma área restrita circular de diâmetro 2,135m (7 pés) para se locomover. No início do lançamento, o peso deve estar colocado entre o ombro e o pescoço do atleta, que deve estar estacionário na zona posterior da área de lançamento. O peso deve ser lançado com as pontas dos dedos, e não com a palma da mão. Durante o lançamento, o atleta deve rodar sobre si mesmo e lançar o peso da zona anterior da área de lançamento. A marca obtida em cada lançamento é medida a partir do primeiro lugar onde o peso bater no chão. Em competições oficiais, cada atleta tem direito a seis lançamentos; a sua posição na classificação é determinada pela distância obtida no maior arremesso válido.
Técnicas de Arremesso

Na técnica de deslocamento linear, inventado por Parry O’Brian em 1951, o atleta deve (partindo de uma posição em que está de costas para a área de arremesso), dar um pontapé para trás e depois para baixo com a perna contrária a sua perna de apoio, e de seguida projetam-se os quadris para a frente e para cima girando o tronco e ficando de frente para a área de lançamento e, esticando o braço que deverá segurar o peso contra o pescoço, lançar o peso para a frente, utilizando o seu corpo para aumentar o impulso.

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